Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Edmundo Eboli Bonini (1939-2012)

Bonini, professor em 600 cursos

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Edmundo Eboli Bonini, professor da USP e da PUC, formou-se em ciências contábeis e atuariais. O irmão, Sérgio, professor da USP e da PUC, é engenheiro e economista. Ambos ficaram conhecidos como professor Bonini.

Juntos, os dois foram responsáveis por mais de 600 cursos de exatas para empresas como Votorantim, Bradesco, Fiat e Pão de Açúcar, como conta Sérgio, que é três anos mais novo que o irmão.

Nascido em São Paulo, Edmundo ficou órfão de pai aos 11 anos. A mãe, que criou sozinha os dois filhos, foi uma das primeiras corretoras de imóveis da capital paulista.

Em 1961, Edmundo formou-se na USP, de onde foi professor adjunto. Ao longo da carreira, daria aulas em 19 instituições, entre as quais FGV (na qual ficou dez anos) e FMU. Na PUC, foi professor titular. Lecionava matemática financeira e estatística.

Segundo Sérgio, o irmão tinha uma didática fora de série. "O que é aparentemente complicado, ele tornava ameno, acessível e inteligível para qualquer um, independente da formação", afirma.

Publicou quatro livros, que eram usados em faculdades. Um deles, de estatística, foi elaborado junto com o irmão.

Durante muitos anos, jogou tênis no Clube Athletico Paulistano, mas abandonou a atividade com o tempo.

Embora não bebesse, passou a sofrer de cirrose, uma doença crônica do fígado. Estava na fila do transplante, que não chegou a realizar.

Não foi casado. Morreu na terça (13), aos 72. A missa do sétimo dia será amanhã, às 12h, na igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, na praça Honório Líbero, 90, na capital.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.