Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Grupo joga tinta colorida em cruzamento da São João

VIVIANE VECCHI
DE SÃO PAULO

Sem saber que se tratava de uma intervenção artística, motoristas e pedestres que passaram pelo cruzamento da avenida São João com a rua Helvétia ontem, no centro, foram surpreendidos por cores espalhadas no asfalto Alguns carros foram parar no lava-rápido, resultado da ação que faz parte do festival BaixoCentro, que acontece entre 23 de março e 1º de abril, nos arredores do Minhocão.

O coletivo responsável pelo festival fez uma poça de tinta e os veículos espalharam rastros verdes, vermelhos, azuis e amarelos.

Inspirada numa obra do artista holandês Iepe, a pintura foi feita com 200 litros de tinta látex, "de fácil remoção", segundo o coletivo.

Não foi o que constataram alguns motoristas. Segundo Vinícius Nunes, dono de um lava-rápido próximo, duas clientes deixaram os carros manchados para lavar. "Uma delas, inclusive, disse que pretendia chamar a polícia. Foi bem difícil tirar a tinta."

Segundo o BaixoCentro, a obra quer "manifestar o descontentamento com uma cidade cada vez mais fechada".

A Subprefeitura da Sé informou que não foi consultada sobre a intervenção e que já solicitou a limpeza da via.

O grupo diz que qualquer um pode usar a via.

Questionada se a tinta oferece perigo aos motoristas, a CET respondeu que não foi consultada e que não é recomendável ocupar a via sem prévia análise do órgão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.