Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Traficantes voltam a dominar parte da Rocinha

Ocupação ocorreu com a redução de policiais

MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

A disputa de traficantes de drogas por bocas de fumo está de volta à favela da Rocinha, na zona sul do Rio.

Quatro meses após a ocupação policial da favela, que tinha como objetivo a implantação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), o governo vê o primeiro revés na pacificação dos morros.

Desde terça-feira, a parte alta da Rocinha é dominada por integrantes da facção Comando Vermelho. A invasão aconteceu na segunda.

Quatro pessoas já morreram. Os moradores agora evitam ficar até tarde nas ruas, situação diferente dos primeiros dias após a ocupação.

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, determinou que a PM retome o território.

Ontem, 130 PMs recém-formados foram deslocados para reforçar o policiamento. A disputa por pontos de drogas começou quando os traficantes perceberam a redução do efetivo. No início, eram 200 policiais e hoje são cem.

"Não vamos permitir retrocesso. O processo da pacificação não tem volta", disse o coronel Frederico Caldas.

Um plano B já está em discussão. Setores do Exército defendem deslocar os militares que estão no Complexo do Alemão. Isso aconteceria aos poucos, com a saída do efeito do Alemão, que começará em abril. Há resistência tanto na secretaria como entre os próprios militares.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.