Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diminui parcela da população que lê ao menos 1 livro a cada 3 meses

Índice, de 50%, é de estudo de 2011 divulgado ontem; em 2007, eram 55%

NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA

O número de brasileiros que diz ter lido pelo menos um livro em um período de três meses diminuiu em relação a 2007, segundo a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", feita pelo Ibope Inteligência com o Instituto Pró-Livro.

Em 2007, eles eram 55% da população (ou 95,6 milhões de pessoas). No resultado apresentado ontem em Brasília, o índice caiu para 50% da população (88,2 milhões).

O número de livros lidos por ano, que inclui as obras indicadas pelas escolas, também caiu -de 4,7 por pessoa em 2007 para 4 em 2011.

O estudo, feito com 5.012 pessoas de 315 cidades, classifica como "leitores" aqueles que responderam ter lido pelo menos um livro -inteiro ou em partes- nos três meses anteriores à pesquisa.

Para Helio Gastaldi, diretor do Ibope Inteligência, a redução no número de leitores pode ter sido influenciada por alterações na metodologia da pesquisa: a pergunta passou a ser feita antes das demais, para diminuir distorções.

Outra explicação, para ele, é a pulverização em outras formas de leitura: 53% dos entrevistados disseram ler revistas, 48%, jornais, e 47%, livros. Em 2007, esse índice era de, respectivamente, 52%, 48% e 50%.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse estar feliz com os resultados. Mas, posteriormente, afirmou que só faria uma avaliação após ter acesso ao conteúdo do estudo.

A diretora de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Maria Antonieta Cunha, elogiou o fato de na lista dos mais lidos haver títulos não indicados pela escola. "Isso é ótimo porque mostra que a pessoa, por iniciativa própria, está buscando a leitura. É 'Crepúsculo'? Muito bem, qualquer hora ela pega um Machado de Assis e lê."

O MinC incluiu no Plano Nacional de Cultura a meta de que, até 2020, os brasileiros leiam quatro livros por ano fora do aprendizado formal.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.