Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanhóis afirmam não ter notado nova regra

Princípio da reciprocidade entrou em vigor ontem; 'nem notei diferença', diz turista

DE SÃO PAULO
DO RIO
DE BRASÍLIA

No primeiro dia de vigência das novas regras para a entrada de espanhóis no Brasil, turistas que chegaram aos aeroportos de Cumbica, na Grande SP, e do Galeão, no Rio, contaram que não tiveram problemas com a Polícia Federal, que faz o controle imigratório.

"Não pediram nada, então nem notei diferença [em relação às outras vindas]", disse o consultor catalão Philios Andreou, 45, que desembarcou em Guarulhos às 15h57 para uma viagem de negócios.

Para ele, algumas das exigências fazem sentido -como comprovar o local de estadia-, mas outras "são pouco claras" e causarão dúvidas nos turistas -como provar ter ao menos R$ 170 para cada dia que será passado no país.

O empresário Jordi Bierge, 58, que tem dupla nacionalidade (espanhola e brasileira), disse não ter notado nenhuma diferença com os espanhóis que desembarcaram junto com ele em Guarulhos.

No Rio, os espanhóis que desembarcaram à tarde no Galeão também passaram pelo controle imigratório sem problemas, mas reclamaram do tempo de espera nas filas.

Segundo a ministra Luiza Lopes da Silva, diretora do Departamento de Comunidades Brasileiras do Itamaraty, reclamações contra o tratamento dado pelas autoridades espanholas a turistas brasileiros motivaram a aplicação da reciprocidade. A Polícia Federal não divulgou o balanço de ontem, nem informou se algum turista espanhol foi barrado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.