Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tremor de terra

Abalos na madrugada assustam moradores do interior de MG

DE SÃO PAULO - Quatro tremores de terra de baixa intensidade assustaram moradores de Montes Claros (424 km de Belo Horizonte) na madrugada de ontem.

O Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) estima que o tremor mais intenso atingiu 3 graus na escala Richter. Especialistas dizem que essa magnitude não é capaz de causar danos.

O registro dos abalos, no entanto, não chegou ao observatório porque o serviço de transmissão via satélite foi interrompido há cerca de dez dias. A unidade alega falta de pagamento.

As informações são captadas em Itacarambi, a 130 km da cidade. A estação foi instalada pela UnB em 2007, depois de o município ser atingido por um tremor de 4,9 graus. Na ocasião, aconteceu primeira morte por conta de terremoto no Brasil.

A Folha entrou em contato com a Ruralweb Telecomunicações Ltda, responsável pela transmissão da estação.

A empresa confirmou que um dos dois links contratados pela UnB está suspenso por atraso de pagamento.

A UnB diz ter pago R$ 1.600 referentes a fevereiro e março em 29 de março. A universidade disse não saber da interrupção no serviço.

Observatório, governo de MG e Universidade de Montes Claros negociam a instalação de uma estação. Desde 2009, o município registrou ao menos dez pequenos abalos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.