Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Federal do Rio apura fraude em matrículas

Universidade suspeita que 5 alunos tenham burlado o ingresso em medicina, um dos cursos mais concorridos do país

Estudantes tinham número de matrículas de alunos que já haviam deixado a Unirio; PF também foi notificada

MÁRCIO MENASCE
DO RIO

A Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) suspeita que cinco alunos -quatro mulheres e um homem- tenham fraudado o sistema de ingresso em sua faculdade de medicina, um dos cursos mais concorridos do país. Uma comissão de sindicância investiga o caso.

A Polícia Federal também foi notificada pela instituição.

Segundo o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, os nomes constavam nas listas de chamada das disciplinas do curso, mas estavam vinculados a números de matrícula de alunos que haviam abandonado a universidade no ano passado.

Eles assistiam às aulas desde o início do semestre.

"Estamos apurando como essas pessoas puderam se inscrever utilizando matrículas antigas e sem aprovação pelo Sistema de Seleção Unificada [Sisu], único meio de ingresso na universidade", afirmou o reitor.

Jutuca, que é funcionário da Unirio há 33 anos e está à frente da reitoria há dez meses, disse que, se houver envolvimento de funcionários da instituição no esquema de fraude, eles serão exonerados e encaminhados à PF.

RELATÓRIOS

Os cinco estudantes foram convocados pela comissão da Unirio para prestar esclarecimentos hoje às 14h.

A irregularidade nas matrículas foi descoberta por relatório periódico feito pela faculdade para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Pelos relatórios percebeu-se que havia divergência entre o número de matrícula e o nome de alguns alunos.

A Unirio não divulgou os nomes dos cinco estudantes.

CEM ANOS

O curso de medicina da Unirio, que completa cem anos hoje, é um dos mais concorridos do país. Neste ano, foram 13.379 inscritos disputando apenas 154 vagas -86,9 candidatos por vaga.

A PF informou em nota que recebeu na semana passada ofício da universidade comunicando possíveis irregularidades em matrículas.

Segundo o texto, as informações serão analisadas e só então definidas as medidas a serem aplicadas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.