Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falha paralisa trens da linha verde do metrô por 50 minutos

Problema no sistema de controle afetou trecho entre Tamanduateí e Vila Prudente

DE SÃO PAULO

Uma falha no sistema de controle provocou a interrupção ontem da circulação de trens entre as estações Tamanduateí e Vila Prudente da linha 2-verde do metrô de São Paulo. O sistema ficou parado por 50 minutos.

A falha envolveu o trecho operado por meio do CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), tecnologia que o Metrô vem testando e que pretende implantar em todas as linhas da rede.

O Metrô não detalhou a falha. A circulação de trens foi interrompida das 13h05 às 13h55, segundo a companhia. Nas demais estações da linha, os trens circularam com velocidade reduzida.

Na estação Tamanduateí, a transferência para a CPTM (sistema de trens metropolitanos) ficou interrompida por cerca de 30 minutos.

A companhia não divulgou quantos passageiros foram afetados. Por dia, entram 55 mil pessoas nas estações Vila Prudente e Tamanduateí -esta última é a quarta mais movimentada entre as 14 estações da linha.

Desde o início do ano, as cinco linhas de metrô de São Paulo já tiveram ao menos 12 casos de interrupções ou atrasos de trens devido a falhas do sistema ou problemas com passageiros.

SISTEMA

A tecnologia CTBC, considerada mais moderna, é a mesma existente em Londres, Paris e Nova York. Permite maior aproximação entre os trens -o que diminui o intervalo e aumenta em 20% a capacidade de transporte de passageiros.

O objetivo é que esteja implantada até junho em toda a linha 2-verde, que vai da Vila Prudente (zona leste) à Vila Madalena (oeste).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.