Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A favor das cotas

'País deve cumprir seu compromisso social', diz educador

DE SÃO PAULO

José Vicente, 52, reitor da faculdade Zumbi dos Palmares e presidente da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, defende as cotas.

-

Folha - Em sua opinião, como o STF vai votar?

José Vicente - Pela minha sondagem, vai dar 8 a 3, maioria favorável às cotas.

Por que o sr. é favorável?

Porque essa é a última das amarras que estava impedindo o país de cumprir o seu compromisso social. Nós avançamos com o tratamento dos idosos, dos deficientes, dos homossexuais etc. As cotas, nessa perspectiva, são reconhecimento de que existe uma distorção, uma fratura social, e nós precisamos agir em todas as frentes: nas políticas universalistas, mas também nas políticas focais.

Cotas são constitucionais?

Mais que isso, são necessárias e indispensáveis para que o Brasil possa ser um país que prime por sua democracia racial.

Dentre os mecanismos de inclusão já adotados no país, qual o melhor?

Não temos o melhor, temos casos. Pode ser, por exemplo, a pontuação acrescida, como na Unicamp -se for da escola pública e negro tem 20% da pontuação acrescida na nota final. É uma medida criativa. Talvez possa se pensar em formas interessantes que congreguem mérito e trajetória histórica etc. Não podemos exigir uma política pronta, acabada e definitiva, pois é a primeira vez que o país se debruça sobre isso.

A cota social, sozinha, resolveria o problema?

Em algum momento a cota social poderá ser suficiente. Mas para a gente romper lacres e abrir portas foram necessárias e indispensáveis as cotas raciais, porque tínhamos de começar. Podemos agora nos debruçar para construir novas medidas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.