Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanha pode facilitar entrada de brasileiro

Após Brasil aplicar medidas de reciprocidade, diplomata espanhol afirma que a intenção é 'suavizar' as regras

Jesús Gracia diz que a Espanha deve conversar com o governo brasileiro para resolver os problemas

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

A Espanha estuda "facilitar" as exigências de documentos para a entrada de brasileiros no país.

Segundo o diplomata espanhol Jesús Gracia, vice-ministro para Cooperação Internacional e Ibero-América, a intenção é "suavizar" os procedimentos para o ingresso -e assim, evitar episódios de brasileiros barrados na Espanha (leia abaixo).

"Estamos trabalhando para que as regras fiquem mais claras e para dar mais confiabilidade ao tráfego de pessoas", afirmou ontem, sem dar mais detalhes.

Ele ressaltou que o número de brasileiros impedidos de entrar é muito pequeno frente ao fluxo de turistas que chegam diariamente ao país.

Em 2010, 1.695 brasileiros foram barrados por autoridades espanholas. No mesmo período, segundo dados do Ministério do Turismo, 249.285 turistas deixaram o Brasil com destino à Espanha.

"São casos todos explicáveis e razoáveis, mas temos que fazer um esforço para que não haja o temor que aparece em veículos de imprensa e que não reflete a realidade", afirmou o diplomata.

Ele disse que o governo da Espanha está atuando para esclarecer as regras de entrada no país -o assunto entrou na pauta da conversa que teve ontem com secretário-geral das Relações Exterioresdo Itamaraty, Ruy Nogueira.

A intenção, segundo o diplomata, é conversar com o governo brasileiro para "resolver questões técnicas".

POUCO EXPRESSIVO

A declaração de Jesús Gracia ocorre pouco depois de o Brasil adotar a política de reciprocidade para a entrada de espanhóis no país.

De acordo com o embaixador Manuel de la Cámara, no entanto, o impacto da medida adota pelo governo brasileiro não foi expressivo.

"O número de espanhóis [barrados no Brasil] foi muito pequeno. É possível contar com os dedos de uma mão", afirmou o diplomata.

As relações entre Brasil e Espanha devem ser tema de encontro bilateral entre a presidente Dilma Rousseff e o rei espanhol, Juan Carlos, que deve vir ao Brasil ainda neste ano.

"As datas estão pendentes disso", afirmou o vice-ministro da Espanha em referência ao quadro de saúde do monarca espanhol.

O rei Juan Carlos foi operado recentemente após fraturar o quadril durante um safári para caçar elefantes em Botsuana, na África.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.