Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em São Paulo, 1,2 mi levam mais de 1 h no trajeto de casa ao trabalho

DO RIO

São Paulo é a cidade brasileira que tem a maior quantidade de trabalhadores que levam mais de uma hora para chegar ao local de atividade. Ao todo, são 31,03% do total -ou 1,18 milhão de pessoas.

No Rio de Janeiro, esse percentual é de 25,34% (o equivalente a 523,2 mil trabalhadores), segundo pesquisa feita pelo IBGE com base nos dados colhidos no Censo 2010.

Considerando as regiões metropolitanas, a do Rio é a com maior número de empregados nesta situação: 28,62% ou 1,104 milhão de pessoas.

A região metropolitana de São Paulo fica em segundo lugar, com 28,56% dos trabalhadores (ou 1,964 milhão de pessoas) levando mais de uma hora para ir ao trabalho.

Segundo pesquisadores do IBGE, o fenômeno se inverte porque a região metropolitana do Rio concentra cerca de 75% da população do Estado. Em São Paulo, esse percentual é de cerca de 50%.

Seguindo pelo ranking, as regiões metropolitanas mais complicadas para o trabalhador são Salvador, Belo Horizonte e Recife. A Baixada Santista ficou na frente da região de Porto Alegre, seguida pela região de Campinas.

De acordo com o professor de tecnologia de transportes da Unicamp Carlos Alberto Bandeira Guimarães, a base dos problemas está na ocupação urbana e nas relações econômicas.

Segundo ele, a solução mais viável é investir em transporte público de eficiência. "Os investimentos em São Paulo e no Rio ainda são insuficientes para atender a demanda", disse.

No país, 7,018 milhões de brasileiros gastam mais de uma hora no deslocamento entre a casa e o trabalho. Eles representam 11,4% dos trabalhadores com atividade fora do domicílio, em todo o país.

Para 75% dos trabalhadores (ou 46,5 milhões de pessoas), o tempo de deslocamento é de até uma hora para o trabalho, enquanto 13,06% (ou 8,046 milhões) levam até cinco minutos.

(VBF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.