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Demanda por ônibus está 'mais ou menos no limite', diz prefeitura DE SÃO PAULOO fluxo de passageiros nos ônibus paulistanos não tem muito o que crescer, porque a cidade exige investimentos em sistemas de alta capacidade, como trens e metrô. É essa a avaliação que faz o engenheiro Ivan Whately, assessor técnico do secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco. Segundo ele, uma prova disso é que a oferta de lugares, que aumentou 13,5% desde 2006, não foi acompanhada da entrada de passageiros no sistema, que subiu 10,5%. "Não aumentou mais porque [a demanda] está mais ou menos no limite. Quem tem de aumentar é a rede de alta capacidade, compatível com uma cidade desse tamanho." De acordo com ele, é preciso "focar o sistema como um todo" e levar em consideração que o principal papel do ônibus é alimentar os meios de alta capacidade. Foi pensando nisso, diz, que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) investiu R$ 1 bilhão no metrô e promete aplicar mais R$ 1 bilhão. "Daria para construir dez corredores de ônibus, mas não adianta ficar enchendo a cidade de pinguelas [pontes pequenas], quando ela está precisando de pontes estaiadas", disse. Além de ampliar a oferta de lugares, com mais ônibus articulados (com duas ou mais carrocerias), a SPTrans criou faixas exclusivas para ônibus e prepara a licitação para 68 km de corredores. "Nesses corredores já há linhas de ônibus. Vai melhorar a condição de conforto, a segurança, a rapidez, mas não vai transportar muito mais passageiros", diz Whately. EMTU Joaquim Lopes, presidente da EMTU, diz que o Estado vem fazendo um investimento recorde em corredores de ônibus, com 140 km em algum estágio de execução. Entre os mais adiantados estão o Guarulhos-Tucuruvi e o Itapevi-São Paulo, em obras. Também devem começar a sair do papel na atual gestão os corredores Alphaville-Cajamar, Itapevi-Cotia, Perimetral Leste (Jacu-Pêssego) e Arujá-Itaquaquecetuba. Para ele, os corredores podem aliviar outros sistemas, como os de trens. "Toda vez que você melhora a qualidade do transporte sobre pneus, dá opção para o cidadão." Segundo Lopes, o bom desempenho da economia tem feito as pessoas viajarem mais -o que gera números recordes no transporte coletivo- e também coloca mais carros nas ruas, o que diminui a velocidade dos ônibus. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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