Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Linha 9 da CPTM sofre a nona interrupção no ano

Falha no sistema de energia suspendeu a circulação de trens em Osasco

Ramal teve aumento de 37% no número de passageiros em 2011, o maior da rede; sistema de ônibus foi acionado

DO “AGORA”
DE SÃO PAULO

Pela nona vez este ano, a linha 9-esmeralda da CPTM sofreu interrupção na circulação, desta vez por conta de falha no sistema de energia, que parou anteontem à noite os trens entre as estações Presidente Altino e Osasco, ambas no município de Osasco.

A linha, que liga a cidade da Grande SP a Grajaú (zona sul), passando por regiões nobres da marginal Pinheiros, é a que teve o maior aumento da demanda em 2011.

O salto no número de passageiros transportados em média, por dia útil, no ano passado foi de 37% -de 266,2 mil para 364,5 mil-, muito maior que o registrado em todo o sistema, que foi de 9,3%.

O problema de anteontem ocorreu por volta das 22h30. O Paese (sistema emergencial de ônibus) foi acionado para transportar os passageiros entre as estações Ceasa, na linha 9, e Imperatriz Leopoldina, na linha 8-diamante.

A CPTM informou que, como o fluxo, de­vido ao feriado, estava "menor do que o registrado nos dias úteis, apro­veitou para intensificar obras de manutenção".

O trabalho estava previsto para terminar ontem à noite. Funcionários das estações informavam aos passageiros que o trecho estava em manutenção e orientavam usuários a usar a estação Presidente Altino para chegar a outros pontos do sistema.

"Estava indo para Osasco e não sabia que ia ter essa paralisação. Está dando problema direto", reclamou a auxiliar Joana D'Arc de Sousa, 41.

A enfermeira Elisângela Nogueira, 33, também se queixou. "A linha está bem bagunçada. Nos trens, informaram que [a paralisação] é devido a obras, mas a linha sempre tem problemas."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.