Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ilustrada - em cima da hora

Biblioteca Nacional tem novo vazamento

O novo incidente, ocorrido na manhã de quarta, é o terceiro deste tipo em prédios do órgão, desde o fim de abril

Instituição diz que não houve nenhum dano; acervo que foi molhado antes será transferido para nova hemeroteca

DO RIO

A Biblioteca Nacional informou ontem que seu prédio-sede teve novo vazamento de água por conta de um defeito em um aparelho de ar condicionado. É o terceiro acidente do tipo em prédios do órgão, desde o fim de abril.

O novo incidente teria acontecido na manhã da última quarta (9/5), uma semana após problema idêntico na mesma sala, que concentra os periódicos e manuscritos, inclusive jornais e revistas do início do século passado.

Desta vez, segundo a biblioteca, não houve "qualquer tipo de dano ao acervo"; no vazamento anterior, a instituição escondeu a extensão do problema inicialmente.

Apenas ontem o órgão detalhou mais os danos causados pela inundação do dia 2 de maio: 2.042 jornais e revistas foram atingidos; desses, 1.699 (incluindo 12 fascículos de revistas dos anos 1930) já foram devolvidos ao acervo.

Os periódicos restantes ainda estão em processo de secagem e higienização, e incluem 269 fascículos de jornais da década de 1950.

Segundo a biblioteca, a única perda verificada "até agora" foi a de um exemplar do periódico "A Nova Democracia", publicado em 2012.

O comunicado oficial informando sobre o novo vazamento foi enviado ontem após o horário de fechamento da biblioteca, o que impossibilitou que a reportagem da Folha fosse até o prédio.

Mesmo após o incidente de 2/5 e de seu presidente, Galeno Amorim, afirmar que abriria "em caráter de emergência" uma "licitação para propor troca do sistema de ar-condicionado, que já tem 50 anos", a biblioteca só desligou os aparelhos anteontem, após o segundo vazamento.

O acervo que foi molhado no prédio-sede será transferido para a nova hemeroteca do órgão, que fica em outro edifício, o qual também teve problemas, no fim de abril, após a água da chuva invadir o duto do ar-condicionado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.