Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Monumento às Bandeiras amanhece com 'unha feita'

Marcelo Justo/Folhapress
Figura do Monumento às Bandeiras, na zona sul de São Paulo, que teve as unhas dos pés pintadas de azul por vândalos
Figura do Monumento às Bandeiras, na zona sul de São Paulo, que teve as unhas dos pés pintadas de azul por vândalos

DE SÃO PAULO

Inaugurado em 1953, o Monumento às Bandeiras, ao lado do parque Ibirapuera na zona sul de São Paulo, já foi pichado, ficou no escuro em uma campanha contra o aquecimento global, ganhou iluminação cor-de-rosa em ação contra o câncer de mama e até um colete salva-vidas, em uma intervenção.

Desta vez, o monumento foi alvo de uma ação inédita: vândalos pintaram de azul as unhas dos pés de uma das figuras da escultura.

De acordo com a prefeitura, não se sabe ainda se o fato ocorreu ontem ou durante o final de semana.

Apelidado de "empurra-empurra", o monumento, do escultor Victor Brecheret (1894-1955) homenageia o avanço dos bandeirantes rumo ao interior de São Paulo.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a escultura será vistoriada nesta semana para se obter mais detalhes do que aconteceu.

O Monumento às Bandeiras é protegido por uma película que impede a entrada de água das chuvas no granito. A película, no entanto, não a protege contra tudo.

A pintura parece ter sido feita com giz de cera, mas ainda não há certeza do material utilizado.

Já a Secretaria Municipal da Segurança Urbana afirma que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) faz rondas sistemáticas em torno do monumento. Denúncias de vandalismo devem ser feitas por meio do telefone 153, da Guarda Civil Metropolitana.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.