Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Casarão histórico do bloco de Carnaval Bola Preta desaba no Rio

Casal que passava pelo local levou tombo e ficou levemente ferido

FABIO BRISOLLA
DIANA BRITO
DO RIO

Um casarão histórico desabou parcialmente ontem na Lapa, no centro do Rio. O imóvel estava desocupado e tinha sido interditado pela Defesa Civil municipal em fevereiro, mas não havia nenhuma sinalização ou proteção no local.

Um casal que passava pela calçada levou um tombo ao tentar escapar e teve ferimentos leves.

O sobrado que desabou pertence a Rio Trilhos, órgão ligado à Secretaria Estadual de Transportes, que em 2009 o cedeu por cinco anos para o Centro Cultural Bola Preta, responsável pelo bloco tradicional bloco carnavalesco.

"As paredes caíam em efeito dominó bem atrás das pessoas que passavam ali. Em dez segundos os escombros cobriram a calçada", contou o gerente de um comércio vizinho, Antônio José Patrício.

O desabamento na Lapa foi o terceiro acidente grave envolvendo imóveis no centro do Rio nos últimos sete meses. A Lapa passa por um processo de revitalização e a rua do Lavradio, onde fica o sobrado, é ícone dessa renovação, com muitos casarões recuperados para abrigar bares e antiquários.

O presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Agostinho Guerreiro, diz que ao menos cem prédios antigos correm risco de desabar no centro do Rio devido ao péssimo estado de conservação.

O subsecretário da Defesa Civil, Márcio Motta, afirma que o sobrado foi interditado no fim do Carnaval para que fossem feitas obras de escoramento. Dias depois, as faixas de isolamento foram retiradas sem autorização.

Em março, após a queda de um pedaço de ornamento, o prédio voltou a ser isolado, desta vez com tapumes e telas. A proteção acabou sendo furtada dias depois.

O presidente do Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho, disse que o bloco carnavalesco não estava usando o sobrado devido aos riscos. Segundo ele, o casarão seria reformado junto com outros imóveis cedidos no mesmo quarteirão. As obras, estimadas em R$ 2,8 milhões, seriam pagas pela prefeitura.

Entretanto, uma ação na Justiça impetrada por sócios da bloco, que não concordavam com ações internas do Bola Preta, impediu o início da reforma.

O sobrado é tombado pelo município. Órgão da prefeitura responsável pela obra, a Riourbe afirmou que uma liminar impediu que fosse feita a licitação para a restauração do prédio.

A liminar foi revogada em 16 de abril, mas ainda cabe recurso. Ontem, funcionários da prefeitura faziam a demolição da parede lateral do sobrado para evitar novos desabamentos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.