Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corrida na Rio-Niterói recebe 8 mil pessoas

Prova de 21,4 km teve representante olímpica no feminino e bicampeão no masculino

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A ponte Rio-Niterói, por onde diariamente circulam cerca de 150 mil veículos, foi parcialmente interrompida, ontem, para dar lugar a pedestres.

Cerca de 8.000 pessoas participaram da Corrida da Ponte, cruzando a baía da Guanabara de Niterói ao Rio, com chegada no aterro do Flamengo, em frente ao Museu de Arte Moderna.

Para tentar evitar o calor mais forte, a largada foi às 7h30, no Caminho de Niemeyer, em Niterói.

Por pouco mais de um quilômetro, os corredores seguiram com o sol no rosto até chegarem à ponte, onde apenas uma das quatro pistas da via no sentido Rio de Janeiro ficou aberta ao tráfego de veículos. O trânsito ficou congestionado nos dois sentidos da ponte, nos quilômetros mais próximos a Niterói.

Foi a segunda edição da prova neste século -no ano passado, a prova teve 5.354 concluintes.

Damião Ancelmo de Souza sagrou-se bicampeão, fechando em 1h04min26, baixando em mais de um minuto e meio o tempo registrado no ano passado, quando chegou de braços dados com seu companheiro de equipe Giovani dos Santos. Desta vez, Giovani ficou para trás, na segunda colocação da prova (1h05min32).

No feminino, Marily dos Santos, que representou o Brasil na maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, também voltou a vencer e a melhorar sua marca. Ela chegou em 1h16min46, uma melhora de dois minutos e 20 segundos em relação ao ano passado, cruzando a fita com bastante vantagem sobre a segunda colocada, a queniana Maurine Galagati, que só concluiu a prova dois minutos depois.

Os vencedores levaram o prêmio de R$ 10 mil cada um. No total, a prova distribuiu, aproximadamente, R$ 65 mil em prêmios.

A primeira vez em que a ponte, de pouco mais de 13 km, foi transformada em percurso para corredores de rua foi em 1981, quando cerca de 3.000 pessoas participaram do evento. A corrida voltou a acontecer no ano seguinte e depois em 1986, entrando, então, num hiato de 25 anos.

O trajeto atual é pouco maior do que o de uma meia maratona: tem 21,4 km - a meia tem 21,097 km.

O jornalista Rodolfo Lucena foi inscrito a convite da organização e completou a competição com tempo de 2h32min41.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.