Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Número de flagrados sem CNH sobe 60%

Dados são relativos ao ano passado no Estado

LÉO ARCOVERDE
DO “AGORA”

O número de motoristas que não têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) flagrados em blitze da Polícia Militar aumentou 60% no Estado entre 2010 e 2011.

Foram 117.995 motoristas em 2010 e 187.909 em 2011.

Para Sérgio Marques, capitão da Polícia Militar, o aumento se deve à intensificação da fiscalização e à reativação do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) da capital, em maio de 2010.

Quanto maior o número de motoristas não habilitados tirados das ruas, "menor é a chance de haver acidentes e mortes no trânsito", diz.

O problema preocupa a Secretaria da Segurança Pública. Em 2011, o Estado registrou mais homicídios culposos (sem intenção) no trânsito do que assassinatos dolosos (com intenção).

Para o presidente da Comissão de Trânsito da OAB-SP, Mauricio Januzzi, por trás desses números está o acesso indiscriminado do brasileiro à condução de veículos, sobretudo por parte de menores de idade. Porém, para ele, o que contribui ainda mais para esse quadro é "a certeza de que o motorista flagrado não responderá por um crime de trânsito".

O motorista não habilitado flagrado pela polícia recebe multa de R$ 574,62.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.