Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta de veículos faz agente da CET burlar legislação de trânsito

Marronzinhos são transportados em caçamba de picapes para implantar faixas reversíveis nas ruas de São Paulo

Um em cada quatro veículos da companhia está parado à espera de manutenção; CET não fala sobre a infração

TATIANA SANTIAGO
FABIANA CAMBRICOLI
DO “AGORA”

Responsável por fiscalizar as normas de trânsito na capital, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está cometendo uma infração ao transportar agentes de trânsito na caçamba de suas picapes, durante a implantação de faixas reversíveis.

Levar passageiro em compartimento de carga é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a lei não prevê nenhuma exceção à regra. Mesmo empresas municipais de engenharia de tráfego, como a CET, devem respeitar a norma.

O trabalho de colocar cones para a implantação dessas faixas costuma ser feito com vans. O número de veículos desse tipo existentes na companhia já é insuficiente, segundo funcionários.

Para piorar, parte deles está parada na oficina da CET, esperando manutenção. Com isso, picapes têm de ser usadas por agentes de trânsito para a colocação dos cones.

O problema de carros da companhia parados na oficina não se restringe às vans. Hoje, um em cada quatro veículos está à espera de conserto - dos 880 carros que atuam nas ruas, 235 estão quebrados, entre vans, motos, carros e guinchos. Alguns veículos aguardam reparo desde o início do ano.

A CET não comentou sobre a infração e informou apenas que, em 2007, adquiriu três furgões para essa operação, mas não disse por que usa picapes para o serviço.

Sobre os veículos parados, a companhia informou que são 112 carros em manutenção, além dos carros reserva.

Segundo a CET, isso significa que 92% da frota de 1.084 veículos está disponível para uso. A frota de 880 carros obtida pela reportagem refere-se aos carros usados em operações - não incluem veículos da diretoria. A CET não informou esse número.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.