Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Revoltados, passageiros fecham avenida

Usuários bloqueiam a Radial Leste, em Itaquera; na região sul, grupo tentou depredar estação Jabaquara do metrô

Dois foram detidos por desacato; mulher foi atingida por pedrada quando estava dentro de ônibus na zona leste

Apu Gomes/Folhapress
Revoltados, usuários do metrô chutam um dos portões de entrada da estação Jabaquara, na zona sul, que estava fechada
Revoltados, usuários do metrô chutam um dos portões de entrada da estação Jabaquara, na zona sul, que estava fechada

DE SÃO PAULO
DO “AGORA”

Revolta. Sem acesso ao metrô, aos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e à espera de ônibus superlotados, passageiros fecharam a av. Radial Leste, em Itaquera, na zona leste, e foram dispersados pela PM, que usou bombas de efeito moral e balas de borracha na manhã de ontem.

Na zona sul, usuários tentaram depredar a estação Jabaquara do metrô. Improvisaram tochas com jornais e arremessaram os artefatos para dentro do prédio.

A confusão na zona leste começou por volta das 6h15, quando a Radial Leste foi fechada no sentido centro. Os passageiros se amontoavam à espera de ônibus e começaram a invadir as faixas.

Por volta das 7h, a Radial Leste foi fechada nos dois sentidos. Alguns passageiros começaram a jogar suas marmitas no chão.

O protesto também teve um tom político: manifestantes gritavam "Fora Kassab" [prefeito Gilberto Kassab (PSD)] e criticavam o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Pedras eram arremessadas contra os ônibus. Um dos veículos teve o vidro dianteiro quebrado. Uma passageira foi ferida por uma pedrada quando estava dentro do ônibus.

A Polícia Militar usou bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar os passageiros. Só perto das 8h a avenida foi liberada.

Uma mulher e um rapaz foram detidos por desacato a policiais. Segundo a PM, que não revelou os nomes dos detidos, eles xingaram os policiais de "covardes".

"Na hora da confusão, comecei a correr e me empurraram, cai no chão e quase fui pisoteada", disse a estudante Sabrina Silva.

TOCHAS

No outro extremo da cidade, na zona sul, usuários tentaram depredar a estação Jabaquara do metrô.

Passageiros atearam fogo em jornais e panfletos do sindicato e arremessaram as tochas na estação. Também chutaram a porta do prédio, que estava fechado. Segundo a PM, cerca de 200 pessoas se aglomeraram no local.

Prefeitura e Estado disseram que acionaram o sistema emergencial de transporte.

Segundo a prefeitura, só na zona leste 5.200 ônibus transportam 3,5 milhões passageiros em um dia útil normal.

Após acordo com o Metrô, os trens começaram a circular normalmente por volta das 18h40. As estações foram reabertas gradativamente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.