Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Esquadrão animal ajuda na segurança de aeroportos

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Um esquadrão animal começa a ser utilizado em aeroportos do país para aumentar a segurança dos voos.

Cães border collie, falcões e gaviões são as armas para afugentar e capturar aves que possam colidir com aviões.

No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, uma empresa de "falcoaria" contratada pela Infraero, persegue diariamente bandos de quero-quero perto das pistas.

Treinados para capturar sem matar, cinco falcões e seis gaviões já recolheram 150 pássaros desde dezembro.

CAPTURA MONITORADA

As aves recebem uma proteção nas unhas para evitar que as presas sejam mortas. Quando um pássaro é capturado, a equipe oferece alimento ao falcão, que libera a "vítima". Os quero-queros vão para reservas ecológicas.

"Temos um ou dois minutos para fazer uma varredura", diz Gustavo Trainini, da Hayabusa Consultoria Ambiental, responsável pelo trabalho em Porto Alegre.

Segundo a Infraero, nos testes a técnica reduziu casos de choques com aviões. Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG) adotaram o sistema.

Em Joinville (SC), duas cadelas border collie, de jeitão inofensivo, correm atrás de aves que ficam perto da pista. O trabalho de Cacau e Jullie é bancado por uma empresa e está em fase experimental. Os bichos são treinados para farejar ninhos das aves e só as afugentam.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.