Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Monumentos de SP têm problemas como pichações, fezes, urina e sujeira

DO “AGORA”

Símbolo de momentos importantes e históricos e de pessoas ilustres, os monumentos de São Paulo estão praticamente abandonados.

Durante dois dias, a reportagem visitou os 20 monumentos da cidade e encontrou problemas, como pichações, em 18 deles.

Na estátua que homenageia Pedro Álvares Cabral, na zona sul, por exemplo, picharam: "Portugueses escravizaram os índios". "É um desrespeito. Os monumentos têm valor histórico e precisam ser preservados", diz o estudante Gustavo Lisboa Gritti, 18.

Localizado na região central, o Monumento ao Duque de Caxias, patrono do Exército, tem fezes de pombos e uma das esculturas que ficam ao seu redor está quebrada.

Também na região central de São Paulo, a estátua de Carlos Gomes, o principal compositor de ópera brasileiro, virou um tipo de banheiro público: durante a noite e em plena luz do dia, as pessoas urinam no local.

No último dia 14, as unhas de personagens do Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, foram pintadas de azul. A estátua, próxima ao parque Ibirapuera, na zona sul, teve de ser limpa.

Agora, são as unhas da imagem do Apóstolo Paulo, instalada na praça da Sé, também no centro, que foram pintadas.

A Secretaria Municipal da Cultura informou que há na cidade, aproximadamente, 400 obras, e que a limpeza destas é realizada a cada três meses, para não danificá-las, por uma equipe do DPH (Departamento do Patrimônio Histórico).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.