Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aclimação terá novo projeto, diz prefeitura

Administração afirma que problema surgiu porque tubulações 'não constavam nos projetos originais' e não dá novo prazo

De grandes dimensões, adutora de água e interceptor de esgoto não serão remanejados, segundo a Sabesp

Danilo Verpa/Folhapress
Família relaxa no lago do parque da Aclimação, zona sul
Família relaxa no lago do parque da Aclimação, zona sul

DE SÃO PAULO

Depois da descoberta dos dutos da Sabesp, um novo projeto para as obras de drenagem da região da Aclimação (zona sul de São Paulo) está sendo elaborado por técnicos da Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras), diz a Prefeitura de São Paulo, em nota.

A prefeitura explicou que o problema surgiu porque, durante a execução das obras, "foram constatadas interferências antigas -tubulações, por exemplo- que não constavam dos registros originais". Por isso, explica, o prazo, até o final de 2011, não pôde ser cumprido.

A administração municipal não forneceu novo prazo nem disse quanto custará a execução do novo projeto.

Segundo a Sabesp, a adutora de água e o interceptor de esgoto serão mantidos no mesmo lugar, por inviabilidade técnica de se remanejar essas estruturas de grandes dimensões (as tubulações têm até 2 metros de diâmetro).

FAUNA

O lago do parque da Aclimação será mantido permanentemente como reservatório. A prefeitura afirma que ele ganhou novo vertedouro e que 940 toneladas de lodo sólido foram removidas de seu fundo, mudanças que, diz, também visam melhorar a qualidade ambiental do lago.

Na nota, a administração afirma que os alagamentos, antes comuns na região de abrangência da bacia da Aclimação, foram resolvidos com o rebaixamento do lago.

Para o professor Antônio Camargo, do departamento de ecologia da Unesp de Rio Claro, o rebaixamento do nível não interfere na fauna do lago, "que já tem condições muito ruins para a vida aquática".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.