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Análise

Debate sobre o tema opõe liberdade a consumismo

EUA ADOTARAM UNIFORMES PARA REDUZIR VIOLÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE SÃO PAULO

O atraso na entrega dos uniformes a parte dos alunos das escolas municipais de São Paulo suscita uma discussão recorrente: o uso de roupas padronizadas é bom ou ruim para os estudantes?

Como em quase todos os aspectos relacionados à educação, há defensores ferrenhos das duas posições.

Os contrários ao uso advogam que ele viola a liberdade de escolha dos alunos, afeta a formação de individualidades e impede que aprendam a se vestir.

Em "pedagologiquês", afirmam que crianças e adolescentes uniformizados não se mostram como são e não são vistos como indivíduos, apenas como parte de um grupo compulsoriamente homogeneizado.

Isso, dizem, é um problema principalmente para os adolescentes, que estão em busca de uma identidade.

Já os defensores do uniforme elencam uma série de vantagens:

1) ele limita as diferenças econômicas, a ostentação de marcas, o consumismo;

2) elimina um dos fatores que provocam bullying;

3) reduz a distração em sala de aula, uma vez que todos estão com as mesmas roupas, não com trajes de formas e cores diferentes;

4) facilita a identificação dos alunos dentro da escola e durante passeios em grupo.

Os Estados Unidos tiveram um grande debate sobre o tema nos anos 90. O país vivia uma onda de violência em escolas públicas, motivada, muitas vezes, pelo roubo de peças de roupas que se tornavam objetos do desejo.

Em 1996, o então presidente Bill Clinton usou seu discurso de Estado da União para dizer que as escolas deveriam começar a exigir uniformes para evitar mortes de adolescentes por causa de uma jaqueta de grife.

Foi o que muitas fizeram, e vários estudos foram realizados para mensurar os efeitos da medida.

Para tristeza dos que queriam uma resposta definitiva, alguns mostraram ganhos de disciplina e no aprendizado em escolas que passaram a exigir uniforme.

Outros não constataram melhora alguma.

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