Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanha facilitará acesso de brasileiro, diz rei

Em Brasília, Juan Carlos reconheceu problemas e afirmou que autoridades trabalham para agilizar entrada em seu país

Questão foi abordada em conversa com Dilma; em Madri, diplomatas se reuniram para discutir tema

FLÁVIA FOREQUE
KELLY MATOS
DE BRASÍLIA

Em visita ao Brasil, o rei Juan Carlos, da Espanha, garantiu que o país europeu vai facilitar a entrada de brasileiros em território espanhol.

"Sabemos que ocorreram alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades espanholas estão estabelecendo medidas efetivas que agilizarão os trâmites para a entrada de cidadãos brasileiros", disse o monarca ontem, em almoço no Palácio Itamaraty.

O tratamento dado por autoridades imigratórias da Espanha a brasileiros é motivo de mal-estar entre os dois países.

O que se nota, na visão da diplomacia brasileira, é que os espanhóis não aplicam o mesmo rigor na fronteira a outros turistas do continente americano, como chilenos e norte-americanos.

Diante das sucessivas reclamações de maus-tratos, o Brasil passou a aplicar, desde abril, critérios semelhantes para o ingresso de espanhóis em território nacional.

A comprovação de reserva em hotel e de recursos mínimos para a estadia no país, por exemplo, passaram a ser cobrados de turistas da Espanha em viagem ao Brasil.

O problema migratório foi abordado em conversa entre Juan Carlos e a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

O rei afirmou na ocasião que o chanceler espanhol, José Manuel Garcia-Margallo, está empenhado em resolver o impasse. Em sua fala, mais tarde, Dilma também chamou atenção para o assunto.

"Atribuo importância ao fato de que estejamos avançando no encaminhamento de soluções reais para os nossos problemas. Por exemplo, para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha", disse.

Diplomático, o rei Juan Carlos afirmou que os brasileiros "são muito bem-vindos na Espanha" e elogiou a "cooperação construtiva" dos dois países em superar a questão.

Ainda ontem, diplomatas brasileiros e espanhóis se encontraram em Madri para discutir o assunto. O grupo chegou a fazer uma visita a locais onde estrangeiros permanecem quando impedidos de entrar na Espanha. "Há vontade política para resolver esse problema", disse o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, de 2008 a 2011 a Espanha barrou a entrada de pouco mais de 7.000 brasileiros. No mesmo período, segundo a Polícia Federal, 311 espanhóis foram impedidos de entrar no Brasil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.