Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Ruas ainda tranquilas na cidade estão com seus dias contados

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE SÃO PAULO

Você mora em São Paulo numa rua tranquila, sem barulho e consegue contar o baixo número de carros que passam para lá e para cá? Saiba que seu sossego está com os dias contados. Culpa da tecnologia e do aumento contínuo de carros nas ruas.

O paulistano descobriu que só fica nas grandes vias congestionadas quem é bobo.

Com GPS, aplicativos para celulares e tablets que oferecem mapas e caminhos alternativos, o motorista não depende mais de placas (poucas e difíceis de seguir em SP) e já não tem medo de se perder por ruelas. O resultado é o espraiamento do trânsito.

Os efeitos são nefastos para as pessoas e para o poder público. A cidade tende a ficar mais esburacada, uma vez que o asfalto das pequenas vias não foi planejado para o volume intenso de carros.

As estatísticas também ficam corrompidas. A prefeitura festeja a queda de até 16%, em quatro anos, nos índices de congestionamento.

Vá convencer o morador das ex-ruazinhas pacatas de que esses números são reais. Ele sabe que o trânsito que "sumiu" das grandes vias monitoradas acabou na sua.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.