Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

'Mudança atende a evolução tecnológica'

DO RIO

A mudança nas destinações das frequências atendeu a "evolução tecnológica" e permitiu uso "otimizado e eficiente do espectro", afirmou a Anatel, em nota.

Segundo a agência, a faixa entre 450 e 470 MHz "foi identificada na Conferência Mundial de Radiocomunicação de 2007 para sistemas móveis", como a internet rural.

"Devido às características de propagação da faixa, que possibilita uma menor quantidade de equipamentos para uma cobertura mais ampla, combinada com a situação de carência das áreas rurais brasileiras, foi a melhor solução custo x benefício."

A Anatel não comentou as queixas de membros da Polícia Federal durante a consulta pública que apontaram prejuízos com a mudança.

O órgão também não explicou por que negou a faixa de 380 MHz, quando solicitado pela PF em 2003.

O Ministério das Comunicações afirmou, em nota, que a PF poderá continuar usando a faixa de 460 MHz mesmo após o prazo de 2015.

A preferência em caso de congestionamento, porém, será da internet e telefonia rural, o que gera insegurança na comunicação policial.

O ministério diz ainda que não haverá custos adicionais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.