Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Instituto afirma que mediu o evento inteiro

DE SÃO PAULO

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, disse que o instituto mediu todo o evento, tanto em parâmetros geográficos quanto em tempo.

"Apesar de ter começado o rastreamento e a pesquisa às 11h30 [horário anterior ao início oficial do evento marcado para 12h], o Datafolha considerou a taxa dos que chegaram antes das 11h30, revelada pela pesquisa por amostragem", afirmou Paulino.

Em relação ao Guinness e o recorde registrado em 2006, o diretor afirmou que não há registros detalhados sobre a metodologia utilizada pelo Guinness. "Se a organização fornecer essa informação, poderemos confrontar com o método criado pelo Datafolha, que é transparente."

À Folha, em 2008, o Guinness disse que usou estimativa da PM e retirou recorde do livro.

"A pesquisa mostra o número de pessoas que entraram na parada e aquelas que persistiram. Assim, pudemos saber quantas estiveram na parada do início ao fim", disse Paulino.

Sobre a crítica de que foram ignorados dados oficiais -que 600 mil pessoas de fora vieram para o evento- Paulino disse que a pesquisa mostra maioria da capital na parada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.