Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Osklen mostra Rio em tons californianos

Coleção apresentada na São Paulo Fashion Week reafirma dianteira da grife no segmento "Brasil exportação"

Visuais foram criados por Oskar Metsavaht a partir de pedido do governo do Estado americano

VIVIAN WHITEMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Rio de Janeiro é a nova Califórnia. Lá está a nova vida sobre as ondas, os artistas de cinema. Ilusão? Sim e não.

A vida na capital carioca é dura e violenta, mas o sonho também é de verdade de vez em quando.

Turistas desembarcam nas areias cariocas para viver esse verão sem fim por alguns dias. E a Osklen está disposta a fornecer o figurino desse "blockbuster" de férias.

Oskar Metsavaht é o diretor dessa superprodução. E o desfile que ele mostrou ontem na São Paulo Fashion Week é um trailer com os melhores momentos desse filme que está ganhando o mundo.

Ontem, o estilista recebeu o ministro italiano do Meio Ambiente para uma mesa-redonda. A Osklen foi reconhecida na Itália como um "case" de sustentabilidade a ser copiado na Europa.

Firmaram uma parceria de troca de experiências. Oskar comanda o Instituto e, focado em aliar ações sustentáveis a design fashion.

Depois da apresentação, Oskar e sua turma partiram para o clube Numero, em São Paulo, onde foram homenageados pela revista inglesa "Luxure", que fez uma edição especial sobre o Brasil e destacou o trabalho do designer.

Mais uma vez, ele e a Osklen aparecem na linha de frente do Brasil de exportação em sua versão alta moda.

SONHO CALIFORNIANO

O desfile, batizado de "endless summer", foi pensado a partir de um pedido do governo californiano. Eles querem divulgar a Califórnia no Brasil e escolheram Oskar para criar um link entre "california dreamin'" e os garotos de Ipanema.

Isso é um passo e tanto. A ideia é assim: os cariocas cool vão à Califórnia e criam uma coleção inspirada nas belezas locais, mas com o estilo do Rio de Janeiro (segundo a Osklen, é claro).

Até hoje, era diferente. Os gringos vinham ao Brasil e se inspiravam nas belezas locais para, depois, dar sua versão do sonho tropical.

Essa mudança de sujeito é um reflexo da boa situação econômica do Brasil. Mas também dos rumos do design de moda brasileiro.

A coleção da Osklen é exemplar. Básica, usável, inventiva, charmosa. Usa sem vergonha os ícones cariocas e tem uma expertise única em transformar tudo o que é da praia em roupa de luxo. Um casual luxuoso, descomplicado até onde for possível.

A grife também encarna o que a São Paulo Fashion Week tem se esforçado para firmar nos últimos anos. A saber: a pesquisa de tecidos naturais, a reciclagem e tudo mais que envolva a ideia de design sustentável são armas do Brasil para conquistar o mercado mundial.

Além de politicamente correta, a sustentabilidade rende milhões.

Praia carioca, luxo e sustentabilidade. Se alguma grife brasileira tem potencial para se tornar a Prada nascida nos trópicos, essa grife é a Osklen.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.