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Saresp reflete situação passada, afirma secretaria

DE SÃO PAULO

A Secretaria da Educação disse, em nota, que o uso da avaliação do Saresp é "simplista", pois diz "respeito a uma situação passada de aprendizado" e que o número de alunos que precisam de recuperação oscila durante o ano.

"A avaliação individual do aluno, que define a necessidade e a forma de recuperação mais adequada, é feita de forma regular pelos docentes em sala de aula e pelas equipes pedagógicas (...) durante o ano".

A pasta implantou neste ano a Avaliação da Aprendizagem em Processo para "diagnosticar eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para resolvê-las". Dois milhões de alunos foram avaliados no início do ano.

O Saresp, diz a nota, visa examinar a rede como um todo e nortear políticas educacionais, como "o aprimoramento de modalidades de recuperação".

"Os resultados do Saresp (...) estão entre os fatores levados em consideração para ampliação das possibilidades de apoio escolar, como a criação da recuperação intensiva e a adoção da figura de professor auxiliar, cuja implantação está em fase inicial".

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