Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ivone Kassu (1943-2012)

Assessora do Rei e empresária

DO RIO

Estar na "lista da Kassu" era a senha, nos anos 1980 e 1990, para receber convites para os melhores shows, as estreias mais disputadas, os eventos mais badalados.

Uma das pioneiras na profissão de assessora de imprensa no Brasil, a empresária e promoter Ivone Kassu, 68, teve entre seus clientes nomes como Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Anysio, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Wilson Simonal e Gal Costa.

Mas foi com Roberto Carlos a parceria mais duradoura. Por pouco mais de 40 anos, Kassu acompanhou o cantor e compositor em praticamente todas as suas apresentações. Tornou-se uma fiel guardiã da privacidade do artista e orgulhava-se de dizer que conseguira "preservar a vida dele integralmente".

Nascida em Itu, no interior de São Paulo, Kassu formou-se em secretariado e começou a ter contato com artistas nos anos 1960, quando trabalhou na gravadora CBS.

Kassu teve uma parada cardíaca e morreu anteontem, em sua casa, no Rio. Ela havia passado por uma cirurgia para tratar um tumor no pulmão pouco mais de uma semana atrás, na Casa de Saúde São José, no Humaitá (zona sul do Rio).

Emocionado, Roberto Carlos esteve ontem à tarde no velório de Kassu, no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul).

"Ivone vai fazer muita falta. Ela foi uma irmã, em todos os momentos esteve comigo. É um momento de muita dor e tristeza", disse.

Kassu faria aniversário no dia 13 de julho. Ela deixa um filho, o publicitário André Kassu, e duas netas.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.