Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Higienópolis já altera estacionamento

Shopping divide vagas, contrata manobristas e ocupa até mezanino para ampliar espaço para carros e cumprir lei

Mudanças começaram após Folha revelar que empreendimento não seguia acordo; alvará do local foi cassado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O shopping Pátio Higienópolis dividiu vagas de garagem em duas, contratou manobristas que param carros até em locais reservados para idosos e "desalojou" as motos, que agora estacionam ao lado de pilastras.

Tudo isso para tentar reverter a cassação de seu alvará de funcionamento.

Desde que a Folha divulgou, em 14 de junho, que o shopping é acusado de ter pagado propina para obter licenças de funcionamento, o empreendimento montou uma força-tarefa para tentar se adequar às regras da Prefeitura de São Paulo.

Daniela Gonzalez, ex-diretora financeira da BGE, empresa do grupo Brookfield sócia do shopping, disse à Folha e repetiu ao Ministério Público que o ex-diretor da prefeitura Hussain Aref Saab recebeu propinas para conceder as licenças necessárias à ampliação do empreendimento, aprovada em 2009.

Uma dessas propinas teria sido para que a prefeitura fizesse vistas grossas a um contrato "fantasma" de estacionamento. A prefeitura exigiu que o shopping tivesse 1.994 vagas de garagem para seus clientes, mas o prédio comporta apenas 1.524.

Para cumprir a exigência, foi apresentado um contrato de convênio com estacionamentos próximos para 470 vagas. Essas vagas nunca foram usadas e nos dois locais os funcionários sequer sabiam do convênio, como a Folha verificou.

A partir desse relato, a prefeitura abriu investigação que já resultou na cassação do alvará de funcionamento do shopping e em multas que superam R$ 1,8 milhão.

A licença do shopping foi cassada porque garagem do prédio e os dois estacionamentos conveniados não têm alvará. O Higienópolis tem até o dia 13 para obter o alvará e regularizar o número de vagas. Caso não consiga levará uma nova multa de R$ 1,5 milhão e, no dia 27, o prédio poderá será lacrado.

VAGAS

Desde 2009, o shopping informava ter 1.524 vagas de estacionamento. No último dia 20, porém, a Folha esteve no local e contou 1.075 vagas no estacionamento e estimou ter outras cem na área VIP. Depois dessa reportagem, o shopping começou a reestruturar o estacionamento. Quando o fiscal da Subprefeitura da Sé esteve no prédio para fazer o que nunca havia sido feito pela prefeitura -contar as vagas-, as mudanças já haviam sido feitas e haviam 1.446 locais demarcados.

A redivisão fez com que os espaços para estacionar ficassem mais apertados, o que exige mais habilidade.

Uma reforma também está sendo feita em outro espaço, conhecido como mezanino.

A prefeitura confirma que está prevista a criação de 98 vagas no mezanino, mas o local não tem Habite-se -ou seja, não pode ser usado.

(BRUNO BENEVIDES, LARA STAHLBERG, LETÍCIA MORI, LILO BARROS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.