Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fim de visto para EUA não tem prazo, diz secretária

Países criaram grupo de trabalho anteontem

DE SÃO PAULO

A secretária de Segurança Interna americana, Janet Napolitano, evitou ontem dar prazos para o fim da exigência de visto para a entrada de brasileiros em solo norte-americano, e vice-versa, um dia depois de Brasil e EUA criarem um grupo de trabalho para estudar o tema.

"Posso dizer que em seis meses tudo vai estar resolvido? Não", disse Napolitano em São Paulo, durante visita à Câmara Americana de Comércio. "Posso dizer que é algo em que estamos interessados e vamos nos certificar de que isso ocorra? Certamente."

Napolitano afirmou que o governo Barack Obama reitera interesse no fluxo de brasileiros aos EUA, mas disse que há uma série de requisitos para o fim do visto, os quais o país-candidato pode cumprir ou não. Ela disse, sem dar detalhes, que o Brasil está "fazendo progressos significativos".

Anteontem, a secretária assinou em Brasília acordo para a criação do grupo de trabalho. A primeira reunião deve ocorrer até novembro.

Segundo o porta-voz do Itamaraty, o embaixador Tovar Nunes, o fim do visto vai ocorrer "num prazo razoável". Em abril, o então cônsul-geral em exercício no Brasil, William Popp, disse à Folha que a isenção ainda levaria "anos".

(FLÁVIA MARREIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.