Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juvenal Rodrigues da Silva Ramos (1927-2012)

A árvore do ilustrador português

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Dos incontáveis desenhos que o ilustrador Juvenal Rodrigues da Silva Ramos fez ao longo da vida, o mais conhecido deles é o de uma árvore.

A ilustração, criada nos anos 60, foi aprovada em concurso e virou o logotipo da editora Abril usado até hoje.

Natural de Viana do Castelo, em Portugal, Juvenal viveu até os 27 anos em sua cidade. O pai, de quem herdou o talento, era, além de mestre de obras, pintor. O primeiro emprego que conseguiu foi num estaleiro, como desenhista de barcos. Em 1954, despediu-se do pai, a quem não mais veria, e veio ao Brasil, em busca de melhores oportunidades.

Trabalhou para a Klabin, para a Abril e para as agências AlmapBBDO, MPM e Norton, como conta a família. Fez desenhos para caixinhas de fósforo, participou de campanhas da Fiat e cuidou da identidade visual do Galeto's.

Em 1961, casou-se com Linda, uma filha de libaneses que frequentava sempre o mesmo restaurante que ele.

A Portugal voltou apenas uma vez, em 1968. Mas nunca cortou os vínculos com os familiares e mandava ilustrações para publicações locais.

Fã de Angeli e Millôr, gostava de fazer charges políticas. Ilustrou também livros didáticos e se aposentou nos anos 90. Continuou, porém, colaborando com a "Revista de Higienópolis" até o fim da vida.

Nunca quis saber de computador: enviava tudo pelos Correios. Fumante, brincava: "Meu coração é de Jesus; meu pulmão, da Souza Cruz".

Viúvo desde 2008, morreu em 11.jun, aos 85, devido a um câncer. Deixa duas filhas.

A missa de 30º dia será amanhã, às 12h, na Catedral Anglicana, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.