Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aprovada em dois testes, obra falsa vai a público

Para a PF, ladrão substituiu álbum de Matisse exposto pela Pinacoteca

Material, que compõe a série 'Jazz', era um empréstimo da Mário de Andrade; polícia investiga os exames

DO RIO

Infiltrado entre os funcionários da Biblioteca Mário de Andrade, Laéssio Oliveira substituiu entre 2004 e 2006 o álbum da série "Jazz" (1947) do artista francês Henri Matisse (1869-1954), diz a PF.

A BMA (Biblioteca Mário de Andrade) é a segunda maior do país -a primeira, Fundação Biblioteca Nacional, também foi alvo da quadrilha de Oliveira em 2005.

Entre setembro e novembro de 2009, o álbum "Jazz" foi emprestado pela Mário de Andrade à Pinacoteca para exposição em comemoração ao artista pelo Ano da França no Brasil. O que a instituição provavelmente desconhecia é que os trabalhos eram "cópias grosseiras".

A PF investiga o empréstimo do álbum para a Pinacoteca, assim como os dois testes de autenticidade.

A Pinacoteca informou que o álbum foi exposto fechado, sendo visível apenas a capa. Na ocasião, 140 mil pessoas visitaram a exposição.

No Brasil, só existem cinco álbuns "Jazz" originais de Matisse: um pertence à BMA, outro ao Museu Chácara do Céu, no Rio, e os três restantes são de colecionadores.

A biblioteca afirmou que o álbum não estava incluído como desaparecido na relação elaborada pela instituição num "furto de maiores proporções" em 2006 porque havia uma réplica em seu lugar.

No início deste ano, a atual direção da instituição foi informada de que 20 gravuras de Matisse pertencentes ao seu acervo foram localizadas pela PF na Argentina.

A polícia enviou ofício à Secretaria Municipal da Cultura recomendando inventário das obras raras da BMA por um corpo técnico externo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.