Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Quebrada fértil

Mais organizada e menos isolada, produção cultural longe do centro de São Paulo ganha visibilidade

DE SÃO PAULO

Passa das 21h e as mesas estão cheias quando o primeiro poeta assume o microfone no Bar do Zé Batidão. A TV está desligada.

"Aqui é a 'La Bombonera' da poesia periférica, mano!", brinca Sergio Vaz, 48, escritor e fundador do Sarau da Cooperifa, citando o estádio do argentino Boca Juniors que naquela noite disputava a Libertadores com o Corinthians.

Sem investimentos públicos ou privados, a Cooperifa completa 11 anos em outubro. O pioneirismo se tornou referência e inspirou projetos semelhantes em outros bairros afastados do centro. Nas contas de Vaz, são mais de 60 saraus hoje na capital.

A profusão de atrações não se resume à poesia. Há música, teatro, circo e dança. Iniciativas que atraem, cada vez mais, a atenção de quem mora em bairros mais centrais.

"A dinâmica cultural não é nova. O que é novo é a visibilidade", explica Frederico Barbosa, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que estuda o acesso à cultura no país.

Segundo ele, iniciativas como os Pontos de Cultura, lançados em 2004 pelo governo federal, ajudaram a dar fôlego às produções periféricas.

"O momento é bom, mas a movimentação cultural sempre existiu", diz Vagner Souza, 27, um dos organizadores do sarau Poesia na Brasa, que ocorre há quatro anos na Vila Brasilândia, zona norte.

Segundo ele, o que mudou, foi o contato entre os movimentos. "Antes, a Brasilândia não sabia o que acontecia no Capão."

Diante da ausência de espaços culturais, muitos desses recitais ocorrem em bares. A rede de fomento que alimenta a cultura periférica é amparada, principalmente, por microcrédito e agentes culturais engajados.

Sergio Vaz, da Cooperifa, chama o momento atual de "primavera periférica", em alusão às movimentações recentes no mundo árabe. (GUILHERME GENESTRETI E RAFAEL GREGORIO, COM COLABORAÇÃO DE REGIANE TEIXEIRA)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.