Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Construtora é multada por agência ambiental

Empresa fez prédios em solo contaminado

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

A construtora Gafisa recebeu uma multa de R$ 27.660 por ter descumprido uma exigência da Cetesb, a agência ambiental paulista.

Dois empreendimentos da empresa no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo do Campo, estão em área contaminada. Um deles, de alto padrão, tem apartamentos avaliados em até R$ 2 milhões.

Todas as cinco torres foram entregues aos proprietários entre dezembro e o início do ano. O solo e a água subterrânea do terreno, que já abrigou uma indústria de plástico, estão contaminados por metais pesados.

A Cetesb afirma que não existe risco imediato para os moradores, por causa do tipo de contaminação. Exige, porém, que a Gafisa faça mais investigações. O intuito da ação -ainda não cumprida, diz a agência- é saber se há necessidade de intervenção na área.

A água subterrânea do local está com restrição de uso. Na prática, os condomínios não poderão furar poços artesianos, por exemplo.

A Gafisa, por meio de nota, informa que está cumprindo todas as exigências da Cetesb. A empresa confirma que recebeu a multa, mas informa que recorreu na Justiça.

Desde fevereiro de 2011, Gafisa e Cetesb sabem que a área está contaminada.

O governo tornou pública a informação em dezembro. A empresa passou a informar seus clientes no mesmo período. Mas alguns afirmam terem sido surpreendidos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.