Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Metrô abre concorrência para ligar Lapa a Moema

Objetivo é contratar projeto de linha que cruzará regiões como Pinheiros e Jardins

Edital também prevê projeto para prolongar a linha 2-verde da Vila Madalena à Lapa, com 2,6 km e duas estações

DE SÃO PAULO

O Metrô abriu licitação para contratar projetos funcionais para duas expansões da rede na zona oeste de São Paulo: a implantação da linha 20-rosa (Lapa-Moema) e a extensão da linha 2-verde.

O projeto funcional define questões como demanda, traçado e localização das estações. É a primeira concorrência aberta para a linha rosa, que terá 12,3 km e 14 estações, em locais como as avenidas Rebouças e Faria Lima, praça Panamericana e Jardins.

A linha provavelmente será operada por uma empresa privada, como ocorre hoje com a linha 4-amarela. O modelo de parceria público-privada, no entanto, ainda está sendo fechado pelo governo de SP, com o apoio de consultores do Banco Mundial.

O ramal também deverá ter dinheiro da prefeitura, com recursos gerados pela Operação Urbana Faria Lima.

A ligação terá conexões com outras linhas do metrô, como 4-amarela, 2-verde e 5-lilás, e da CPTM, como linha 9-esmeralda.

LINHA 2-VERDE

A licitação feita pelo Metrô, no valor de R$ 3,14 milhões e aberta a empresas estrangeiras, também prevê a contratação do projeto de extensão da linha verde, que hoje chega até a Vila Madalena. Ela terá mais 2,6 km, duas estações e terminará na rua Cerro Corá (Alto da Lapa).

O edital traz também novo mapa da rede futura (horizonte pós-2020), que tem como principal novidade uma definição da linha 23, que será paralela à marginal Tietê.

O ramal, chamado Arco Norte, vai passar por bairros como Freguesia do Ó e Santana e irá da Lapa à via Dutra, perto de Guarulhos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.