Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ilustrada em cima da hora

Regente de 20 anos leva prêmio máximo do Festival de Campos

Baiano Yuri Azevedo receberá bolsa mensal para estudar nos EUA

DE SÃO PAULO

O estudante de regência de Salvador Yuri Azevedo, 20, recebeu ontem o prêmio Eleazar de Carvalho do 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão. A cerimônia foi na Sala São Paulo, na capital.

Segundo Arthur Nestrovski, diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e do festival, é a primeira vez que um regente ganha esse prêmio. "Yuri é o próximo grande maestro brasileiro", disse.

Maior prêmio de música erudita da Secretaria de Estado da Cultura, o Eleazar de Carvalho é concedido ao estudante de maior destaque no Festival de Inverno.

"Foi mais do que uma unanimidade; foi uma unanimidade entusiasmada", afirmou Nestrovski, ao chamar Azevedo ao palco.

A regente titular da Osesp, Marin Aslop, então passou a batuta a Azevedo, que conduziu os estudantes na bela peça "Batuque" (1930), de Lorenzo Fernandez. Ao fim, a plateia, que encheu a sala, aplaudiu o rapaz de pé.

Ele vai receber bolsa de US$ 1.400 (R$ 2.830) para frequentar por nove meses o Pea

body Institute of Music, em Baltimore (Maryland, EUA), além de ter a viagem paga.

Outros quatro jovens brasileiros ganharam a oportunidade de estudar fora do país. A estudante chinesa Huan Jing, por sua vez, foi escolhida para ser regente-assistente da Osesp por dois meses.

O Festival de Inverno de Campos de Jordão segue até o próximo domingo, dia 29, quando se encerra com concerto da Osesp.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.