Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Detector de metais do João Mendes está desligado

Reportagem conseguiu entrar no fórum com vários objetos metálicos e não foi revistada

DO “AGORA”

Uma chave de fenda, um garfo, um guarda-chuva, dois celulares, chaves e moedas não foram suficientes para fazer os detectores de metais do fórum João Mendes Júnior, na Sé (centro), apitarem na quinta.

Com todos esses objetos na bolsa, a reportagem passou cinco vezes por esses aparelhos na entrada do local e não foi parada. Se estivesse com uma arma, poderia entrar, já que os detectores do fórum, o maior da América Latina, não estão funcionando.

Segundo o Tribunal de Justiça, os aparelhos estão com problemas de manutenção e aguardam uma licitação para os ajustes. Funcionários dizem que o problema existe há pelo menos um ano e meio.

O problema voltou a aparecer na quarta, quando um réu de um caso de violência doméstica atirou contra a ex-mulher e o advogado dela em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo). O defensor não resistiu. O réu também morreu ao trocar tiros com a polícia. A direção do fórum admitiu que o detector estava desligado.

A segurança em outros três fóruns da capital também tem problemas. Embora os detectores dos fóruns da Barra Funda, Santana e Tatuapé funcionem, a revista feita é falha.

Nos dois primeiros, a reportagem foi parada. O segurança pediu que a bolsa fosse aberta, mas não vasculhou o fundo. Já no do Tatuapé, o detector apitou, mas o segurança liberou a passagem sem revista.

O juiz João Baptista Galhardo Júnior, assessor da presidência do TJ-SP, órgão responsável pela administração dos fóruns do Estado, confirmou o problema nos detectores do João Mendes e prometeu resolver o problema em 30 dias.

Até lá, os funcionários serão orientados a serem mais rigorosos. Ele disse que, em 30 dias, as maiores comarcas do Estado ganharão sistema de câmeras e guarda armada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.