Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Educação

Infarto mata Aloisio Teixeira, ex-reitor da UFRJ

DO RIO - O economista Aloisio Teixeira, 67, reitor da UFRJ (Universidade Federal do Rio) entre 2003 e 2011, morreu ontem no Rio, vítima de infarto.

Na universidade, Teixeira conduziu a expansão de cursos e a implantação da reserva de 30% das vagas para cotas sociais. Em oito anos no cargo, teve como preocupação diminuir a distância entre escolas públicas e universidade.

Em entrevista ao jornal "Valor", em julho de 2010, lembrou que nos EUA e Europa o índice de jovens com idades entre 18 e 24 anos no ensino superior se aproximava de 60% -no Brasil, eram 13%. "Se a gente não recupera isso, estará condenando o país a não ter futuro", disse.

A presidente Dilma Rousseff classificou Teixeira como "um brasileiro que abraçou a educação como grande instrumento de transformação da sociedade e fez do exercício de educar um compromisso de vida".

Formado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do RJ, fez mestrado pela UFRJ e doutorado pela Unicamp. Nos anos 1980, exerceu cargos em órgãos como os ministérios da Fazenda e da Previdência e Assistência Social.

A cerimônia de cremação ocorre hoje, às 10h30, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, zona norte do Rio.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.