Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Voos turísticos de helicóptero não poderão contornar Pão de Açúcar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Uma antiga reivindicação de moradores da zona sul carioca foi parcialmente atendida ontem: a redução dos voos turísticos de helicóptero sobre seus bairros.

A empresa de táxi aéreo Helisul, a maior operadora de voos turísticos de helicóptero na cidade, assinou ontem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente e o Instituto Chico Mendes.

A Helisul se compromete a fechar três rotas e alterar o traçado das outras seis -segundo seu site, são nove no total.

Além disso, diz que vai passar a altura mínima dos sobrevoos de 150 m para 300 m.

A empresa também concordou em começar seus voos às 9h (hoje pode ser antes desse horário) e terminar mais cedo -ao pôr do sol, atualmente em torno das 17h30.

Não haverá mais voos em volta do Pão de Açúcar, alvo de reclamações de moradores da Urca. Outra mudança é ao redor do Cristo Redentor: as aeronaves, que se aproximavam a um raio de cem metros do monumento, terão que ficar a 600 m de distância.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, deve haver uma redução de 60% no impacto sonoro causado pelos helicópteros.

O TAC envolve apenas a Helisul, mas a expectativa é que outras empresas adotem as restrições.

(NICOLAS BRAGA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.