Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vera Lelot (1932-2012)

Vera Brasil, cantora e compositora

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Quem primeiro incentivou foi a mãe, ao dar a Vera Lelot seu primeiro violão, quando ela tinha por volta de 15 anos. Já do pai, herdou o talento.

Era filha de Ulysses Lelot Filho, um compositor que assinava suas músicas como Sivan Castelo Neto. Foi gravado até por Orlando Silva. Mais tarde, acabaria sendo parceiro musical da própria filha.

Com o nome artístico de Vera Brasil, ideia do pai, passou a compor nos anos 50, sendo logo associada à bossa nova.

Escreveu, ao todo, mais de cem canções, algumas ainda desconhecidas. Muitas foram gravadas por nomes ilustres, como Elis Regina ("Eu Só Queria Ser"), Maysa ("O Menino Desce o Morro"), Jair Rodrigues ("Inaê") e Elizeth Cardoso ("Canto de Partir").

Lançou um só LP, "Tema do Boneco de Palha" (1964).

Arranjadora e exímia violonista, criou o próprio método de ensino. Em 1982, em São Paulo, abriu a escola Play, onde dava aulas usando técnicas de audiovisual.

Além de musicista, chegou a ser secretária, professora de inglês, decoradora de interiores, fotógrafa e astróloga. Fazia ioga e tinha interesse por esoterismo e ficção científica.

Nos últimos 20 anos, viveu numa chácara em Araçoiaba da Serra, no interior paulista.

Em 2002, foi homenageada num show, por vários artistas, entre os quais Gilberto Gil. Em 2008, gravou o programa Ensaio, da TV Cultura.

Havia quebrado a bacia numa queda. Morreu na quarta (18), aos 80, de complicações de saúde. Solteira, não teve filhos. Deixa o irmão, Berto Filho, jornalista. A missa do sétimo dia será hoje, às 15h, na paróquia Nossa Sra. das Dores, em Araçoiaba da Serra.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.