Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aumento é 'efeito manada', afirma delegado

DE SÃO PAULO

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, atribuiu o aumento nos homicídios no primeiro semestre do ano a um "efeito manada".

"Muito criminoso aproveitou essa onda de morte de PMs para acabar com alguma desavença. É uma hipótese que estamos investigando", afirmou.

Segundo o policial, esses aumentos foram atípicos porque São Paulo, nos últimos anos, tem apresentado uma redução nos índices criminais.

O número de roubos também subiu no primeiro semestre em São Paulo. De janeiro a junho, foram 122.811 casos, 6% a mais do que no mesmo período do ano passado.

As estatísticas divulgadas ontem mostram que foram quase 675 casos de roubos por dia no Estado. A capital, que teve um aumento de 8% no semestre, registrou uma média de 319 roubos diários.

Entre as principais ocorrências, apenas latrocínio (roubo seguido de morte) e furto registraram queda nos seis primeiros meses.

Para o delegado-geral, a alta dos crimes patrimoniais se deve ao aumento da renda da população. Sobre o crescimento dos roubos e furtos de veículos, ele disse que isso se trata da ação de crime organizado.

"Não é algo novo, mas que vem se intensificando porque é muito rentável. Isso influencia até na indústria das seguradoras."

Conforme Carneiro Lima, desde o início do ano ao menos duas grandes quadrilhas de ladrões de veículos foram desarticuladas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.