Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maior reprovação de carros ocorre em teste visual

DE SÃO PAULO

Em 2012, a maior reprovação dos veículos leves até agora ocorreu no teste visual, revela balanço sobre a inspeção veicular divulgado ontem em São Paulo.

Entre fevereiro e junho, das 985.756 avaliações feitas em 829.114 carros -os reprovados têm de passar por nova análise-, 50,3% terminaram ainda na primeira fase do teste. Nela, o funcionário da Controlar abre o capô e só dá uma olhada no motor.

A pré-inspeção checa alterações ou avarias no sistema de entrada de ar, emissão de fumaça visível, vazamento de fluídos e deterioração do sistema de escapamento.

Apenas em segundo lugar, com 41,1% das reprovações, é que aparecem os testes de emissão de poluentes. O maior vilão, nesse caso, é o monóxido de carbono, um gás tóxico bastante nocivo para a saúde humana.

O mesmo cenário detectado entre os automóveis surgiu entre os veículos a diesel, sejam eles utilitários, caminhões ou ônibus.

Apenas entre as motocicletas é que a situação muda, indicam os dados.

Das 104.946 avaliações realizadas em motos, 62% deram negativo na fase de avaliação dos gases.

Em termos gerais, os utilitários a diesel são os maiores reprovados na primeira inspeção. De 22.379 testados, 41,4% foram reprovados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.