Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Educação

Greve de professores na Bahia chega ao fim depois de 115 dias

DE SALVADOR - Os professores da rede pública da Bahia decidiram ontem terminar a greve, que durou 115 dias.

A rotina de aulas será retomada a partir de segunda-feira, quando deverá ser organizado o calendário de reposição dos dias letivos perdidos.

A vice-coordenadora da APLB (sindicato dos trabalhadores em educação), Marilene Betros, disse que a categoria não está satisfeita com o reajuste salarial oferecido pelo governo do Estado, mas decidiu retornar ao trabalho em respeito a alunos e professores.

"Compreendemos que é o momento de termos respeito aos nossos estudantes e colegas de trabalho, que não podem mais ser prejudicados."

A categoria decidiu aceitar uma contraproposta do governo: readmissão dos docentes demitidos durante a greve, devolução dos salários suspensos, retomada dos repasses sindicais e retirada dos processos na Justiça.

O governo manteve a proposta salarial com 7% de aumento em novembro de 2012 e outros 7% em março de 2013, além do reajuste anual dado aos servidores (entre 6,5% e 11,5%). Os docentes queriam 22,22% ainda neste ano.

Em nota, a Secretaria da Educação classificou como "muito positiva" a suspensão da greve e solicitou que diretores se unam às unidade de ensino para ajustar o calendário de reposição.

Neste semestre, as aulas serão repostas aos sábados. Também deve haver reposição de aulas em janeiro e fevereiro.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.