Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pesquisa

Servidores da Fiocruz entram em greve por reajuste

DO RIO - Servidores da Fiocruz, fundação vinculada ao Ministério da Saúde, entraram em greve ontem, unindo-se a outras categorias do funcionalismo público federal paradas em todo o país. O sindicato diz que a adesão é de 70%. A Fiocruz não divulgou estimativa.

Tanto o sindicato quanto a Fiocruz informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que a greve não afeta atividades assistenciais e de atendimento de emergência dos hospitais da fundação.

Também está mantida a produção de vacinas e medicamentos nas linhas de produção já iniciadas, que poderiam provocar perdas de insumos caso fossem interrompidas.

O sindicato diz que a paralisação será mantida até que o governo apresente uma proposta em resposta às reivindicações dos servidores, que incluem reajuste e incorporação das gratificações aos salários.

Segundo os sindicalistas, o último reajuste ocorreu em 2009 e, desde então, houve desvalorização salarial de cerca de 20%.

Na semana passada, o Ministério do Planejamento informou que estava analisando as reivindicações de todas as categorias e iria voltar a se reunir com os grevistas entre 13 e 17 de agosto.

No total, a Fiocruz tem 12 mil funcionários, sendo 4.850 servidores públicos concursados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.