Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

West Plaza é multado em R$ 300 mil e tem a licença cassada

Shopping é o terceiro a perder alvará de funcionamento e o sétimo a ser ameaçado de interdição desde junho deste ano

Empreendimento tem áreas sem autorização, afirma prefeitura; procurado, West Plaza não se manifestou

ROGÉRIO PAGNAN
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo cassou ontem o alvará de funcionamento do shopping West Plaza, na Água Branca, zona oeste de São Paulo, e multou o local em R$ 300 mil.

O shopping tem áreas construídas sem autorização, segundo a Secretaria das Subprefeituras, e não regularizou a situação dentro do prazo.

Este é o terceiro shopping que tem a licença cassada desde que a prefeitura iniciou uma blitz sobre os centros de compras, em junho.

Nos outros casos (Pátio Higienópolis e Pátio Paulista), a Justiça concedeu liminares para que os empreendimentos continuassem abertos e funcionando normalmente.

A prefeitura ainda anunciou que interditaria os shoppings Frei Caneca, Mooca, Aricanduva e Pirituba por irregularidades em obras -eles também obtiveram liminares.

As ações da prefeitura começaram após a Folha mostrar que uma ex-executiva da área de shoppings acusa a empresa em que trabalhou -a BGE, do grupo Brookfield- de pagar propina a agentes públicos para obter alvarás de obras.

A BGE, sócia do Pátio Higienópolis, do Pátio Paulista e também do West Plaza, nega irregularidades.

LITÍGIO

Aberto há 22 anos, o West Plaza vive em litígio com a prefeitura desde 2007, quando teve um pedido de autorização para uma obra de ampliação não analisado.

Em 2010, o shopping obteve liminar que proibia a prefeitura de fiscalizar suas atividades. A ação foi julgada em 2011 e a liminar, revogada.

Segundo a Secretaria das Subprefeituras, o West Plaza tem cinco dias úteis para regularizar sua licença. Isso implicaria em demolir áreas construídas irregularmente.

Caso não cumpra o prazo, o shopping será multado novamente e terá mais 30 dias de prazo para se regularizar. Depois disso, ficará sujeito a ser interditado.

O West Plaza informou que não se manifestará sobre o caso neste momento.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.