Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hábito familiar estimula problema, diz médico

AMANDA KAMANCHEK
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nos últimos 30 anos, houve um aumento de mais de 200% na incidência de sobrepeso entre crianças de cinco a nove anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com Daniel Carvalho, endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o fator que mais contribui para o aumento da obesidade infantil é o hábito de alimentação de toda a família, que precisa perder peso com a criança.

Veja os principais trechos da entrevista.

-

Folha - A obesidade infantil costuma ter relação com fatores genéticos?
Daniel Carvalho - Existe, sim, o fator genético, mas o que contribui mais é o ambiente obesigênico familiar [os hábitos de consumo de alimento na família].

O fato de a mãe e o pai serem obesos influencia no sobrepeso da criança?
Sim, o problema pode vir associado a aspectos físicos dos pais.
Faz parte do tratamento da criança obesa pesar a mãe, o pai, os avós ou responsáveis pelo cuidado da criança, que devem perder peso juntamente com ela. Todo mundo tem que participar. Além disso, é importante ir ao nutricionista e engajar a escola na resolução do problema

Que tipo de hábito favorece o sobrepeso?
Ter guloseimas, como biscoitos e salgadinhos, em casa. A criança não sabe discernir o que é bom para ela, por isso, os pais precisam explicar o que ela deve comer.
Se os pais comem muito e engordam fácil, o filho provavelmente terá este mesmo problema.

Que problemas de saúde a criança obesa pode desenvolver?
Ela pode ter diabetes, hipertensão, dificuldades respiratórias que interrompem o sono e problemas relacionados ao crescimento.

O que os pais podem fazer para ajudar os filhos?
É importante agir, colocar a criança para fazer algum esporte. Não há medicação para criança, o tratamento precisa ser baseado em alimentação e atividade física.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.