Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Colégio tradicional do Leblon atrasa pagamento de aluguel e é despejado

DO RIO

Instalado num casarão numa das esquinas mais valorizadas do Leblon, na zona sul do Rio, o tradicional Colégio St. Patrick's, fundado há 47 anos, fechou suas portas anteontem após uma ação de despejo por falta de pagamento de aluguel, cujo pano de fundo é uma briga entre herdeiros do terreno.

Em junho de 2011, uma decisão em segunda instância da Justiça do Rio determinou a desocupação do imóvel, terminado o ano letivo de 2011.

O colégio, porém, abriu matrículas e começou este ano letivo com 49 alunos, que agora estão sem aulas. Não há previsão de reabertura do colégio, que cobra mensalidade de cerca de R$ 1.000 de seus alunos.

HERDEIROS

Muitos pais já sabiam da disputa judicial e tiraram os filhos da escola, que vivia uma crise financeira agravada pelo imbróglio que divide os herdeiros em dois grupos.

Uma parte deles é sócia do colégio e não quer vender o imóvel. Outra parte pretende se desfazer da propriedade.

Ao todo, são 21 herdeiros do espólio da família Batalha Magalhães. Um grupo, liderado por Walter Batalha de Lima Filho, cobrava na Justiça cerca de R$ 4 milhões em dívidas de aluguel.

"O colégio desafiou a decisão judicial de 2011. Por isso, ingressamos com uma ação de despejo [decretada em 23 de julho]", diz o advogado Osmar Carneiro da Cunha Filho.

Segundo Bruno Rodrigues Motta, defensor do colégio, não cabe mais recurso à ação de despejo, mas outra medida judicial está em estudo para manter o Saint Patrick's no local. O valor da dívida ainda é contestado na Justiça.

Os gestores, segundo ele, ainda avaliam alternativas para continuar com as aulas.

Pai de um aluno da 7ª série, Roberto Pedroso diz que as informações recebidas são truncadas. Um representante da escola ligou dizendo que tenta reabrir o colégio. Mas sua mãe viu uma funcionária na porta da escola orientando alunos e pais a retirarem documentos e pertences.

Os donos não foram localizados.

(PEDRO SOARES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.